terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bullying

        

          Nas últimas semanas eu e alguns amigos, todos do 1º ano do ensino médio, estivemos envolvidos com um projeto voltado à combater o bullying.


          Para aqueles que não sabem o significado deste termo, o bullying designa todos e quaisquer tipos de violência, seja ela física ou psicológica, com o objetivo de humilhar a vítima e que acabam afastando-a do convívio social. Sendo mais comum dentro do ambiente escolar, mas podendo ocorrer em qualquer lugar com pessoas de todas as idades, o bullying é um fenômeno que só recentemente começou a ser catalogado e analisado, mas já sabemos os efeitos gerados sobre as vítimas dessa violência, que variam desde a auto exclusão e depressão até em casos mais extremos onde a vítima pode ser levado a cometer suicídio.


          Mas o que motiva esse tipo de comportamento? Seria uma grande hipocrisia de minha parte dizer que eu nunca pratiquei alguma ação que pudesse vir a ser caracterizada como bullying, assim como ninguém pode, mas esse tipo de comportamento pode ser considerado "normal", mas só até o momento em que a vítima começa a se abalar verdadeiramente com isso, o problema reside na zoação contínua, no indivíduo que não consegue traçar limites para si e que acaba contagiando as pessoas ao redor que para se sentirem incluídas e respeitadas nesse meio social acabam por seguir esse mesmo caminho.


          Uma solução plausível para esse problema seria nada mais que a conscientização das "multidões de apoio" que no caso seriam as pessoas que não tendo um ponto de vista formado acabam tendendo para o lado dos agressores seja por medo ou por conveniência amplificando a ilusão de superioridade dele em relação à vítima. Tendo controlado essa multidão o agressor deixa de ganhar status com estas atitudes e com o tempo a tendência é que esse tipo de agressão cesse. Não querendo necessariamente dizer que o preconceito acabe, mas se formos tolerantes e nos abrirmos a novos conceitos, quem sabe um dia possamos realizar tudo isso?




Comunidade no ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=as&cmm=108553909


Meu trabalho sobre bullying no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=13VT68Mk9w4&feature=recentlik

Beijos e Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário